segunda-feira, julho 24, 2006

Hinduísmo: Índia, Terra da Espiritualidade



Cada vez mais pessoas visitam a Índia atrás de crescimento espiritual e da busca interior

Poucos lugares do mundo oferecem tantas opções para o crescimento espiritual e a busca interior como a Índia, um país cujas pessoas aceitam a presença do divino em todas as coisas e no qual, sob as milenares tradições hinduístas e budistas, surgiram dezenas de gurus e líderes espirituais.

Além dos impressionantes palácios dos antigos marajás do Rajastão, das paisagens do Himalaia, das paradisíacas praias do Sul e da arquitetura mongol espalhada por todo o país, a Índia oferece aos turistas cursos de ioga, meditação, tantra, massagem, medicina holística e outros tratamentos para o corpo e a mente.

Em todo o território pode ser encontrada uma grande quantidade de ashram (centros espirituais). Alguns deles são dirigidos por um guru e visitados por seus seguidores. Outros são simplesmente destinados à prática de ioga ou meditação, nos quais turistas estrangeiros podem passar o verão de uma forma diferente.

Em muitos desses lugares, é preciso seguir uma rígida disciplina no que se refere ao barulho, às roupas, à hora de acordar e dormir e às refeições, quase todas elas estritamente vegetarianas.
Meditação

Um dos mais conhecidos é o Centro de Meditação de Osho que oferece, entre outros, cursos de meditação, tratamentos com base na hipnose e um programa em que a pessoa passa 21 dias isolada e em silêncio. Outro dos mais visitados pelos ocidentais é o Centro Sivananda Ioga Vedanta, que oferece diversos pacotes, como o Férias com Ioga, com meditação, cantos de devoção, conferências de filosofia e assessoria em saúde. Também há o Programa de Ayurveda e Jejum, no qual, durante duas semanas, a pessoa só toma sucos, recebe as tradicionais massagens com óleo e se submete a ritos de purificação.

Lugares como Haridwar e Rishikesh, no Norte da Índia - este último conhecido pela visita dos Beatles - , atraem a cada ano milhares de ocidentais que buscam aprofundar os conhecimentos de ioga e um pouco de paz. Nestas cidades sagradas, não é permitida a venda de álcool.

Às margens do Rio Ganges, que fica mais forte nos meses de verão devido à água das chuvas de monção e ao degelo do Himalaia, ficam dezenas de templos, ashrams e shadus (homens sagrados) vestidos com roupas laranjas ou brancas. Com eles, os ocidentais tentam aprender o que não podem em seus países.

Fonte: ClicRBS

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá
Tudo bem?

Vinda pela comunidade de dança do ventre, achei teu blog e resolvi te deixar um scrap. Interessantíssimo o que escreve.
Entre no meu também, se quiser.

Beijos

Ishtar disse...

Obrigada linda!!! quero entrar sim, me passa o endere'co do seu blog, por favor!
beijos